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quarta-feira, 10 de setembro de 2014
5 dicas de comportamento para os candidatos às eleições
Já apresentamos as etapas de uma campanha eleitoral (lançamento, mobilização, engajamento e reta final) e as principais ferramentas de marketing que podem ser utilizadas em cada etapa de uma campanha. Hoje vamos mostrar que tão importante quanto a seleção dos meios e estratégias de comunicação em uma campanha eleitoral é o comportamento do candidato perante o eleitorado.
Separamos 5 dicas de comportamento para os candidatos às eleições, apresentando aspectos que vão auxiliar na conquista dos eleitores e na vitória nas urnas.
1 – Emocione o eleitor
Em um embate entre razão e emoção, quem você acha que venceria?
O eleitor não quer saber quais as razões que o levariam a votar no candidato, pelo menos não de maneira isolada. Ele vai de acordo com a emoção, com o que sente em relação ao candidato como um todo. Ele avalia a postura, discurso, o carisma, o comportamento do candidato.
Para conquistar o eleitorado, o discurso tem de pertencer ao mundo do eleitor e não ao do candidato.
As pessoas gostam de ver o candidato bem vestido, cheiroso, simpático e educado. Elas votam em ídolos, em alguém que seja admirado na comunidade, que sempre esteja disposto a ajudar os amigos, que valorize a família, preocupe-se com o meio ambiente e que mostre seu desejo de desenvolver melhorias na região em que vive, buscando recursos e enfrentando as dificuldades e os adversários de forma politizada.
2 – Utilize as palavras certas para mostrar o seu conhecimento
Para o eleitor, muitas vezes o conhecimento é a prova da aptidão do candidato ao cargo e à função que quer exercer, por isso o candidato deve estar seguro em seu discurso e mostrar que sabe tudo sobre tudo.
O candidato precisa transformar determinadas informações técnicas na linguagem popular, ou seja, utilizar palavras de fácil entendimento, transmitindo com clareza seu conhecimento.
Para Musto, a informação é subjetiva, extraoficial e tem pouco valor. O autor afirma que a partir do momento em que o candidato substitui a informação pelo conhecimento, ele se torna conhecedor, com propriedades de discussão e conteúdo na argumentação.
3 – Dê atenção para o eleitorado
O candidato se diferencia de seus concorrentes pela atenção que dedica ao eleitorado.
Como já citamos, as caminhadas e outras ações rápidas de contato pessoal do candidato e sua equipe com os eleitores são importantes para a campanha, mas não suficientes para seduzir cada eleitor.
Na obra “Mapa do Voto”, Musto comenta que é mais interessante para o candidato fazer 30 visitas qualificadas do que 130 de modo impactante.
Atenção, abraços, aperto de mãos, saber ouvir o eleitor, demonstrar carinho nos gestos e no olhar são aspectos que qualquer pessoa valoriza. Persuadir o eleitor pela maneira com que você se apresenta, fala, olha, promete, motiva e convence faz com que o candidato se torne o desejo da maioria dos eleitores.
4 – Passe confiança e motivação para o eleitor
Para convencer o eleitor, o candidato deve passar confiança e credibilidade em seu discurso. As reuniões, entrevistas, debates são destaques em uma campanha eleitoral quando o candidato consegue passar segurança aos eleitores, convencendo-os de que ele é a pessoa mais confiável e capaz de solucionar os problemas da população.
Outro aspecto fundamental para persuadir o eleitor é passar motivação para o eleitorado.
O candidato deve demonstrar em seu comportamento a força de vontade para alcançar seus objetivos, o otimismo nas propostas, compartilhando as ideias e convidando os eleitores a se engajarem na sua campanha. Isso contribuirá para conquistar os eleitores indecisos.
5 – Seja coerente
O comportamento do candidato deve ser coerente com o posicionamento da campanha eleitoral, ou seja, a maneira de vestir, o discurso e a postura do candidato diante do eleitorado devem estar de acordo com o seu posicionamento.
Um candidato que se posiciona como pai dos pobres, por exemplo, deve ser humilde, vestir-se e falar de modo simples e ser simpático com todos.
Se o candidato se denominar “o candidato da saúde”, em seu discurso deve apontar estatísticas sobre o tema, apresentando o cenário atual e enfatizando em seu discurso suas propostas para melhorar a saúde da população.
Lembre-se que a coerência em uma campanha eleitoral é a chave para o sucesso nas eleições.
Ficou com dúvidas? Tem alguma dica de marketing eleitoral? Aproveite o espaço para comentários e compartilhe conosco.
Até a próxima semana.
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